sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso do NTE: Elaboração de Projeto

O meu projeto tem como tema: "Inclusão Social do Deficiente: Respeitando as diferenças", o qual começamos a desenvolver na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Fátima na Vila do Treme (Bragança-Pa).
Depois de conversas com a Direção da Escola, Coordenadores Pedagógicos e o professor da EJA _ I Etapa_ Noite, Profº Laércio Rosário, começamos a dialogar com aproximadamente 31 alunos uma reflexão sobre os valores, direitos, deveres da pessoa com deficiência e sua atuação na vida escolar e no mundo do trabalho.

A inclusão das pessoas com necessidades especiais no Brasil, ainda é um desafio. Muitas inquietações surgem e várias são as dificuldades ou problemas enfrentados para facilitar a inclusão dos deficientes do ponto de vista social, quer seja na escola, no campo de trabalho, nas áreas de atuação esportivas e até mesmo na vida comunitária. No ponto de vista escolar, destaca-se a falta de informação que prejudica o aprendizado, como também a aplicação de metodologias não contextualizadas a realidade sócio-cultural destes deficientes. Enquanto que no trabalho a inclusão dos deficientes também ainda é uma barreira. Durante muito tempo os deficientes estiveram segregados e a sociedade acaba por reforçar seus preconceitos e assim nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados.
As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Como será que conseguimos manter, por tanto tempo, tantas pessoas à margem da sociedade, sem acesso a educação e ao trabalho?
Baseado nesse contexto, a escola, como espaço destinado para a formação do cidadão, poderá se constituir através deste projeto, como laboratório possibilitador de sensibilizações e ações que subsidiem os educandos para mudança de atitudes, valores e comportamentos voltados para a superação dos problemas de exclusão social, vivendo e agindo sem preconceitos e respeitando as diferenças.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011