segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência em escolas não pode ser combatida com medidas repressivas, diz socióloga


Quero chamar a atenção para este fato triste que aconteceu em nosso país. Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violência nas escolas, passa necessariamente por uma análise em conjunto da comunidade onde a escola está inserida.“Esse caso [o massacre de alunos em uma escola pública de Realengo, no Rio] nos adverte para uma violência que vem de fora para dentro da escola. E ela não tem diretamente nada a ver com isso”, defende a socióloga Miriam, que já coordenou várias pesquisas sobre educação e violência e é professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).A especialista alerta que a violência mais grave ocorre dentro dos próprios colégios nas relações sociais entre os alunos, professores e outros membros da comunidade escolar. A falta de respeito, o preconceito e a homofobia transformaram a escola em o local que reproduz a violência que vem de fora. Segundo ela, não será possível saber quais motivos levaram Wellington Menezes de Oliveira, a atirar contra estudantes e funcionários da Escola Municipal Tasso da Silveira nesta quinta-feira.
“Nunca vamos saber porque ele não está aqui mais para contar. Nunca saberemos se ele teve problemas naquela escola e o que aquele lugar significava para ele. De acordo com Miriam, tentativas de aparelhar escolas com equipamentos de segurança e policias, como em escolas  de Nova York, não foram capazes de reduzir os índices de violência. “Mesmo que tivesse um policial dentro da escola aquilo teria acontecido. Não foi um desleixo da escola porque o atirador era conhecido. A violência vem de fora para dentro, mas as escolas têm suas próprias violências também nas relações sociais. Mas é só a que vem de fora que a gente fica sabendo.” Então fica aí essa reflexão para educadores!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ALGUMAS IMAGENS DE BRAGANÇA - PARÁ "PEROLA DO CAETÉ"


Praia de Ajuruteua
Ponte do Sapucaia

A melhor farinha d´agua do mundo
Mercado Municipal
Praça Antonio Pereira (Prefeitura)
 Pescador (Ajuruteua)
Mangue (estrada de Ajuruteua)






segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eleição para Conselheiro TUTELAR

Um Conselho é um grupo de pessoas em que seus membros não atuam sozinhos, mas somente em grupo, pois é na ação conjunta que está a sua característica diferencial. O Conselho é ainda Tutelar, o que significa proteger. O Conselho Tutelar não tutela os sujeitos dos direitos (isso é assistencialismo), mas os direitos dos sujeitos, que devem ser assegurados com absoluta prioridade pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo Poder Público.Pais, mães, tios, irmãos. Crianças e adolescentes. Juízes, promotores, delegados, professores. Médicos, dirigentes de instituições particulares, padres. Prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários. Assistentes sociais, psicólogos, vizinhos, parentes...

Esta é uma lista sem fim. O conselheiro tutelar, para desempenhar o seu trabalho, precisa relacionar-se com toda essa gente. Não é fácil. Não é impossível. É necessário.

Para facilitar o seu trabalho, o conselheiro tutelar deve estar sempre atento a isso e desenvolver habilidades imprescindíveis:
DE RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS.
DE CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA.
DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SOCIAL.
O conselheiro tutelar deve ser um construtor, um organizador, um persuasor permanente, com ações que combatam os pequenos atos malfeitos, improvisados, impensados e de horizonte curto.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Informática na Educação


Os computadores na educação brasileira se deu por volta da década de 70 e à princípio iniciou-se lentamente. Hoje, a informática na educação é uma realidade, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas.  O professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada. É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Um abraço

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Proclamação da República do Brasil


República Democrática Brasileira
Liberdade de idéias e desejos
Soberania popular assim se faz
Quando a palavra tem força hora e vez

Foram vinte anos de lutas e ideais
Para fugir do sistema monárquico
O povo não participou em geral
O movimento foi da elite já enfática.

Quando as mentes comungam parceiras
Buscando na força da palavra em pauta
As armas, a igreja nesta luta guerreira.
Vence o regime cai à crise exausta

A República venceu ganhou status
Trinta e um presidentes empossados
Cento e dezoito anos de poder contados
Em cada mandato esperanças postadas

Perfeição para missão tão árdua
Impossível para um país tão imenso
Uma nação de miscigenação variada
Mas crescemos o cada dia é intenso

Sogueira