segunda-feira, 16 de abril de 2012
terça-feira, 10 de abril de 2012
DINAMICA PARA SEUS ALUNOS: "A importância do próximo em nossas vidas"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre, para trás e não poderá ser usada. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Quando a maioria conseguir (se a estiver demorando demais deixe que abram usando a mão esquerda) dê a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, mão esquerda atrás, direita segurando o pirulito e esticado sem poder dobrá-lo, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser o pirulito que lhe foi oferecido.
Para completar leia a mensagem:
As colheres de cabo comprido
Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
'Eu não compreendo', disse o homem a Deus, 'por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?'
Deus sorriu e respondeu:
'Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros.'
Moral:
Temos três situações que merecem profunda reflexão:
1. Egoísmo: as pessoas no 'inferno' estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;
2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;
3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.
Conclusão:
Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
• O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso.
• Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.
Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.
E, lembre sempre:
A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.
Abra a discussão sobre o quanto é importante a participação e apoio dos pais nas atividades escolares e só unindo forças é que conseguiremos o sucesso dos alunos/filhos.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Frases feitas por crianças - projeto de leitura
O que é LER ???
"...viajar sem sair do lugar." - Ronaldo 4a B
"
É usar a mente, fortificar a inteligência para todas as matérias."
Rafael Ricardo 4a C
"Ler é uma magia do planeta ,
Ler é sempre estar de bem com as palavras,
Ler é ser inteligente,
É não ligar para o que as pessoas pensam,
Ler é viajar só com os olhos e a imaginação,
Ler é estar se preparando para um novo mundo. "
Natália Pereira 4a B
" É usar a inteligência. " Aline 4a C
" Ficar mais perto das letras." Natália de Cassia 4a C
" A leitura te ajuda,
te ajuda na vida,
o livro é seu amigo,a biblioteca é sua prima."
Sou uma letrinha
que ajuda a viver,
sou o alfabetoque te ajuda a escrever."
Ana Carolina Toniolo 4a B
"Para saber ler,
é preciso um livro,
para ter um livro,
preciso só um amigo."
"Entendimento do que estamos lendo." - Josiane 4a C
"Um modo mais fácil de aprender a ler e escrever." - Carina 4a C
"Ler é muito importante para as pessoas.
Quem lê viaja, porque nós aprendemos a falar direito e nós aprendemos a pronunciar as palavras.
Se você quer um bom futuro, leia bastante."
Julianny Celeguini 4a B
" É raciocinar. " - Mara Flávia 4a C
É usar a imaginação. " - Maristela 4a C
" O livro é como se fosse a estrela ursa da vida. Se você ler vai viver num mundo de emoção e imaginação. " - Larissa miranda 4a C
" Ler é viajar no mundo. " - Odair Confella 4a B
É isso aí galera, ler é muito importante, porque nós aprendemos a pronunciar as palavras e aprendemos a falar melhor com as pessoas. Tudo o que vemos pela frente podemos ler. Profº. Marcos do Carmo.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Bragança realiza mais uma Semana da Pátria que este ano traz como tema, “Esporte e Educação, uma cultura de Paz”. 139 clubes disputaram as eliminatórias.
Várias modalidades esportivas serão praticadas , o futsal é o mais disputado e lota as dependências do Corolão. A equipe campeã do Futsal adulto masculino levará um lindo troféu e um cheque no valor de R$3.000,00 o vice levará R$1.500,00 e os campeões das demais modalidades serão premiados com troféus e medalhas. ENTÃO APRECIE ESTE EVENTO BRAGANTINO QUE É TRADIÇÃO NA REGIÃO BRAGANTINA.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Curso do NTE: Elaboração de Projeto
O meu projeto tem como tema: "Inclusão Social do Deficiente: Respeitando as diferenças", o qual começamos a desenvolver na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Fátima na Vila do Treme (Bragança-Pa).
Depois de conversas com a Direção da Escola, Coordenadores Pedagógicos e o professor da EJA _ I Etapa_ Noite, Profº Laércio Rosário, começamos a dialogar com aproximadamente 31 alunos uma reflexão sobre os valores, direitos, deveres da pessoa com deficiência e sua atuação na vida escolar e no mundo do trabalho.
A inclusão das pessoas com necessidades especiais no Brasil, ainda é um desafio. Muitas inquietações surgem e várias são as dificuldades ou problemas enfrentados para facilitar a inclusão dos deficientes do ponto de vista social, quer seja na escola, no campo de trabalho, nas áreas de atuação esportivas e até mesmo na vida comunitária. No ponto de vista escolar, destaca-se a falta de informação que prejudica o aprendizado, como também a aplicação de metodologias não contextualizadas a realidade sócio-cultural destes deficientes. Enquanto que no trabalho a inclusão dos deficientes também ainda é uma barreira. Durante muito tempo os deficientes estiveram segregados e a sociedade acaba por reforçar seus preconceitos e assim nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados.
As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Como será que conseguimos manter, por tanto tempo, tantas pessoas à margem da sociedade, sem acesso a educação e ao trabalho?
Baseado nesse contexto, a escola, como espaço destinado para a formação do cidadão, poderá se constituir através deste projeto, como laboratório possibilitador de sensibilizações e ações que subsidiem os educandos para mudança de atitudes, valores e comportamentos voltados para a superação dos problemas de exclusão social, vivendo e agindo sem preconceitos e respeitando as diferenças.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)