terça-feira, 31 de maio de 2011

SECRETARIA DA ESCOLA


Este ano estou desempenhando minhas atividades na secretaria da escola Lúcia de Fátima na vila do Treme (Bragança-Pará) . Vejamos algumas caracteristicas da Secretaria da Escola:
A secretaria é o setor da administração escolar que congrega uma equipe que colabora com a direção da escola numa ação centralizadora e abrangente, por seu relacionamento com todos os demais setores envolvidos no processo pedagógico e da vida escolar.          
O secretário escolar é um profissional legalmente habilitado, a quem a direção delega poderes e tarefas. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um Secretário Escolar. Além de exercer cargo de confiança, o secretário deve dominar conhecimentos específicos para bem desenvolver as suas atividades, além de possuir atributos essenciais ao desempenho de suas funções tais como: responsabilidade, organicidade, competência técnica, dignidade, solidariedade, honestidade e pontualidade. ( Ver Regimento art. 65).  
                
DOCUMENTOS IMPORTANTES DA SECRETARIA:                   
Para ser plenamente eficiente, a secretaria deve ter:
Ø   Pasta individual do aluno, com a documentação completa  (Ver Lei 5069/07);
Ø   Diários de classe ou pauta de presença;
Ø   Livro de Ata de resultados finais;
Ø   Livro de Ata dos conselhos de classe;
Ø   Livro de Registro de Certificados / Diplomas;
Ø   Arquivo Digital de Matrícula;
Ø   Certificados, Históricos Escolares, Requerimentos, Boletins (Todos com protocolo de entrega);
Ø   Modelos de formulários e declarações diversos;
Ø  Arquivo de Legislação;
Ø  Arquivo de Publicação em Diário Oficial dos alunos concluintes – para unidades de ensino que oferecem Ensino Médio, Técnico e EJA;
Ø  Pasta de Termos de visita da Supervisão Educacional Externa;
Ø  Livro de Protocolo para Documentos Emitidos;
Ø  Regimento Escolar (cópia atualizada);
Ø  Projeto Político-Pedagógico (cópia atualizada);
Ø  Arquivo de documentos expedidos e recebidos;
Ø  Livro Ata de Reuniões;
Ø  Livro de Ocorrências Diárias;
Ø  Editais de Ingresso. 
(Obs: Deliberação 239/98) 

terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência em escolas não pode ser combatida com medidas repressivas, diz socióloga


Quero chamar a atenção para este fato triste que aconteceu em nosso país. Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violência nas escolas, passa necessariamente por uma análise em conjunto da comunidade onde a escola está inserida.“Esse caso [o massacre de alunos em uma escola pública de Realengo, no Rio] nos adverte para uma violência que vem de fora para dentro da escola. E ela não tem diretamente nada a ver com isso”, defende a socióloga Miriam, que já coordenou várias pesquisas sobre educação e violência e é professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).A especialista alerta que a violência mais grave ocorre dentro dos próprios colégios nas relações sociais entre os alunos, professores e outros membros da comunidade escolar. A falta de respeito, o preconceito e a homofobia transformaram a escola em o local que reproduz a violência que vem de fora. Segundo ela, não será possível saber quais motivos levaram Wellington Menezes de Oliveira, a atirar contra estudantes e funcionários da Escola Municipal Tasso da Silveira nesta quinta-feira.
“Nunca vamos saber porque ele não está aqui mais para contar. Nunca saberemos se ele teve problemas naquela escola e o que aquele lugar significava para ele. De acordo com Miriam, tentativas de aparelhar escolas com equipamentos de segurança e policias, como em escolas  de Nova York, não foram capazes de reduzir os índices de violência. “Mesmo que tivesse um policial dentro da escola aquilo teria acontecido. Não foi um desleixo da escola porque o atirador era conhecido. A violência vem de fora para dentro, mas as escolas têm suas próprias violências também nas relações sociais. Mas é só a que vem de fora que a gente fica sabendo.” Então fica aí essa reflexão para educadores!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ALGUMAS IMAGENS DE BRAGANÇA - PARÁ "PEROLA DO CAETÉ"


Praia de Ajuruteua
Ponte do Sapucaia

A melhor farinha d´agua do mundo
Mercado Municipal
Praça Antonio Pereira (Prefeitura)
 Pescador (Ajuruteua)
Mangue (estrada de Ajuruteua)






segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eleição para Conselheiro TUTELAR

Um Conselho é um grupo de pessoas em que seus membros não atuam sozinhos, mas somente em grupo, pois é na ação conjunta que está a sua característica diferencial. O Conselho é ainda Tutelar, o que significa proteger. O Conselho Tutelar não tutela os sujeitos dos direitos (isso é assistencialismo), mas os direitos dos sujeitos, que devem ser assegurados com absoluta prioridade pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo Poder Público.Pais, mães, tios, irmãos. Crianças e adolescentes. Juízes, promotores, delegados, professores. Médicos, dirigentes de instituições particulares, padres. Prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários. Assistentes sociais, psicólogos, vizinhos, parentes...

Esta é uma lista sem fim. O conselheiro tutelar, para desempenhar o seu trabalho, precisa relacionar-se com toda essa gente. Não é fácil. Não é impossível. É necessário.

Para facilitar o seu trabalho, o conselheiro tutelar deve estar sempre atento a isso e desenvolver habilidades imprescindíveis:
DE RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS.
DE CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA.
DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SOCIAL.
O conselheiro tutelar deve ser um construtor, um organizador, um persuasor permanente, com ações que combatam os pequenos atos malfeitos, improvisados, impensados e de horizonte curto.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010