sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso do NTE: Elaboração de Projeto

O meu projeto tem como tema: "Inclusão Social do Deficiente: Respeitando as diferenças", o qual começamos a desenvolver na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Fátima na Vila do Treme (Bragança-Pa).
Depois de conversas com a Direção da Escola, Coordenadores Pedagógicos e o professor da EJA _ I Etapa_ Noite, Profº Laércio Rosário, começamos a dialogar com aproximadamente 31 alunos uma reflexão sobre os valores, direitos, deveres da pessoa com deficiência e sua atuação na vida escolar e no mundo do trabalho.

A inclusão das pessoas com necessidades especiais no Brasil, ainda é um desafio. Muitas inquietações surgem e várias são as dificuldades ou problemas enfrentados para facilitar a inclusão dos deficientes do ponto de vista social, quer seja na escola, no campo de trabalho, nas áreas de atuação esportivas e até mesmo na vida comunitária. No ponto de vista escolar, destaca-se a falta de informação que prejudica o aprendizado, como também a aplicação de metodologias não contextualizadas a realidade sócio-cultural destes deficientes. Enquanto que no trabalho a inclusão dos deficientes também ainda é uma barreira. Durante muito tempo os deficientes estiveram segregados e a sociedade acaba por reforçar seus preconceitos e assim nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados.
As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Como será que conseguimos manter, por tanto tempo, tantas pessoas à margem da sociedade, sem acesso a educação e ao trabalho?
Baseado nesse contexto, a escola, como espaço destinado para a formação do cidadão, poderá se constituir através deste projeto, como laboratório possibilitador de sensibilizações e ações que subsidiem os educandos para mudança de atitudes, valores e comportamentos voltados para a superação dos problemas de exclusão social, vivendo e agindo sem preconceitos e respeitando as diferenças.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Participando do Curso do ProInfo: Elaboração de Projetos (40hs)

O Curso já começou aqui em Bragança-Pa, ministrado pelos professores do NTE e visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

terça-feira, 31 de maio de 2011

SECRETARIA DA ESCOLA


Este ano estou desempenhando minhas atividades na secretaria da escola Lúcia de Fátima na vila do Treme (Bragança-Pará) . Vejamos algumas caracteristicas da Secretaria da Escola:
A secretaria é o setor da administração escolar que congrega uma equipe que colabora com a direção da escola numa ação centralizadora e abrangente, por seu relacionamento com todos os demais setores envolvidos no processo pedagógico e da vida escolar.          
O secretário escolar é um profissional legalmente habilitado, a quem a direção delega poderes e tarefas. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um Secretário Escolar. Além de exercer cargo de confiança, o secretário deve dominar conhecimentos específicos para bem desenvolver as suas atividades, além de possuir atributos essenciais ao desempenho de suas funções tais como: responsabilidade, organicidade, competência técnica, dignidade, solidariedade, honestidade e pontualidade. ( Ver Regimento art. 65).  
                
DOCUMENTOS IMPORTANTES DA SECRETARIA:                   
Para ser plenamente eficiente, a secretaria deve ter:
Ø   Pasta individual do aluno, com a documentação completa  (Ver Lei 5069/07);
Ø   Diários de classe ou pauta de presença;
Ø   Livro de Ata de resultados finais;
Ø   Livro de Ata dos conselhos de classe;
Ø   Livro de Registro de Certificados / Diplomas;
Ø   Arquivo Digital de Matrícula;
Ø   Certificados, Históricos Escolares, Requerimentos, Boletins (Todos com protocolo de entrega);
Ø   Modelos de formulários e declarações diversos;
Ø  Arquivo de Legislação;
Ø  Arquivo de Publicação em Diário Oficial dos alunos concluintes – para unidades de ensino que oferecem Ensino Médio, Técnico e EJA;
Ø  Pasta de Termos de visita da Supervisão Educacional Externa;
Ø  Livro de Protocolo para Documentos Emitidos;
Ø  Regimento Escolar (cópia atualizada);
Ø  Projeto Político-Pedagógico (cópia atualizada);
Ø  Arquivo de documentos expedidos e recebidos;
Ø  Livro Ata de Reuniões;
Ø  Livro de Ocorrências Diárias;
Ø  Editais de Ingresso. 
(Obs: Deliberação 239/98) 

terça-feira, 10 de maio de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência em escolas não pode ser combatida com medidas repressivas, diz socióloga


Quero chamar a atenção para este fato triste que aconteceu em nosso país. Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violência nas escolas, passa necessariamente por uma análise em conjunto da comunidade onde a escola está inserida.“Esse caso [o massacre de alunos em uma escola pública de Realengo, no Rio] nos adverte para uma violência que vem de fora para dentro da escola. E ela não tem diretamente nada a ver com isso”, defende a socióloga Miriam, que já coordenou várias pesquisas sobre educação e violência e é professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).A especialista alerta que a violência mais grave ocorre dentro dos próprios colégios nas relações sociais entre os alunos, professores e outros membros da comunidade escolar. A falta de respeito, o preconceito e a homofobia transformaram a escola em o local que reproduz a violência que vem de fora. Segundo ela, não será possível saber quais motivos levaram Wellington Menezes de Oliveira, a atirar contra estudantes e funcionários da Escola Municipal Tasso da Silveira nesta quinta-feira.
“Nunca vamos saber porque ele não está aqui mais para contar. Nunca saberemos se ele teve problemas naquela escola e o que aquele lugar significava para ele. De acordo com Miriam, tentativas de aparelhar escolas com equipamentos de segurança e policias, como em escolas  de Nova York, não foram capazes de reduzir os índices de violência. “Mesmo que tivesse um policial dentro da escola aquilo teria acontecido. Não foi um desleixo da escola porque o atirador era conhecido. A violência vem de fora para dentro, mas as escolas têm suas próprias violências também nas relações sociais. Mas é só a que vem de fora que a gente fica sabendo.” Então fica aí essa reflexão para educadores!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ALGUMAS IMAGENS DE BRAGANÇA - PARÁ "PEROLA DO CAETÉ"


Praia de Ajuruteua
Ponte do Sapucaia

A melhor farinha d´agua do mundo
Mercado Municipal
Praça Antonio Pereira (Prefeitura)
 Pescador (Ajuruteua)
Mangue (estrada de Ajuruteua)