quinta-feira, 11 de março de 2010

A Educação e a Era Digital

Na sociedade da informação todos estão aprendendo a conhecer, a comunicar-se por meio de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, que ocorre quando conseguimos integrar, dentro de uma visão inovadora, a informática de forma lúdica.
O termo informática educativa refere-se automaticamente ao uso da ferramenta computacional no ambiente educativo, e é através do "olhar" que dedicamos a essa ferramenta de maneira educacional que estaremos assegurando ou não sua utilização de maneira educacional, visto que não podemos mais descontextualizá-la do espaço escolar, já que esta consiste em realidade na maior parte das escolas públicas brasileiras e de outros países na América Latina.
Atualmente percebemos que os avanços que ocorrem diariamente, acabam por interferir e ocasionar muitas modificações na sociedade e no comportamento das pessoas, o que nos sugere desafios cada vez maiores no sentido de estarmos constantemente atualizados e informados sobre tais progressos. Segundo artigo publicado na Revista Nova Escola (set. 2006) o Ministério da Educação já informatizou 11% das escolas públicas brasileiras, assim como já estão sendo implantados vários projetos como UCA (Um Computador por Aluno) no Brasil, assim como o país vizinho Uruguai e o seu projeto CEIBAL (Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje en Línea) ambos derivados do projeto americano OLPC (One Laptop Per Child), mostram que a informática dentro da escola pública de ensino básico é uma realidade, fazendo-se cada vez mais necessário a capacitação e informação dos professores para uma utilização eficiente dessa ferramenta de aprendizagem que é hoje o computador dentro da escola

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